Comissão verifica obras do Centro de Treinamento Esportivo

Publicado em 25/03/2014, aqui

Um centro de treinamento esportivo comparável aos melhores do mundo, preparado para receber e treinar atletas em diversas modalidades esportivas. Foi o que a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) constatou, nesta terça-feira (25/3/14), durante visita às obras do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A atividade foi acompanhada pelo autor do requerimento e presidente da comissão, deputado Marques Abreu (PTB); pelo secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda; pelo diretor do Conselho Administrativo do CTE-UFMG, Bruno Pena Couto, entre outros.

ufmg

De acordo com o secretário Tiago Lacerda, a expectativa é de que o centro ofereça infraestrutura de alto nível para os atletas e contribua para o desenvolvimento esportivo de Minas Gerais. O Governo do Estado também espera receber delegações para treinamento dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.

No CTE, estão previstos uma pista de atletismo (inaugurada em julho de 2012), um parque aquático (que deve ser inaugurado até o final deste ano) e um pavilhão de esportes coletivos, ginásticas e lutas. No parque aquático, haverá piscinas, centro médico, vestiário, laboratórios, ambulatórios, academia de ginástica, entre outras instalações. As obras da pista de atletismo e do parque aquático estão orçadas em R$ 50,1 milhões, com investimentos do Governo do Estado.

Já o pavilhão de esportes coletivos será construído com recursos do Ministério dos Esportes, da ordem de R$ 17,5 milhões, segundo informou o diretor do CTE, Bruno Pena Couto. Nesse pavilhão, serão oferecidos espaços para treinamento de equipes de ginástica artística, ginástica rítmica, judô, taekwondo e esportes de quadra como vôlei, basquete e handball. A licitação para início das obras deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2014.

Segundo Bruno Couto, o CTE representa um marco no esporte de alto rendimento de Minas Gerais, oferecendo preparação física de ponta, com atendimento profissional, técnico e multidisciplinar, com médicos e fisioterapeutas.

Durante a visita, os parlamentares verificaram o andamento das obras. Percorreram a pista de atletismo (que está pronta, com atletas treinando) e conheceram as obras do parque aquático. Foram ao centro de máquinas de tratamento, aquecimento e filtragem de águas, às dependências de cozinha, vestiários de funcionários e de atletas, sala de hidromassagem, laboratórios, salas de aula e piscina de 65 metros, que tem um projeto inédito no continente, com paredes moduláveis, o que permite a alteração de suas configurações para diferentes práticas. A visita foi guiada também pelo engenheiro responsável pela obra, Nelson Rodrigues da Costa.

 

 

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>