Delegação do Instituto Nacional dos Esportes da França visita centros esportivos em BH

Publicado em 28/05/2014, aqui

O Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG) recebeu, nesta terça-feira (27/05), a visita de uma comitiva do Institute National du Sport e l’Expertise et de la Performance (Insep), da França. Recepcionaram a delegação francesa o secretário de Estado Adjunto de Turismo e Esportes (Setes), Rogério Romero, e o diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, professor Sérgio Teixeira da Fonseca.

Para o diretor Adjunto da Unidade de Relações Internacionais do Insep, Morgan Jacquemin, a visita é o primeiro passo para o estabelecimento de uma parceria. “Queremos manter um contato constante com o CTE e a Setes para viabilizarmos o intercâmbio entre as instituições, buscando potencializar o esporte de alto nível em suas diferentes áreas formação, investigação científica, investigação médica, gestão dos centros de desempenho do esporte de alto nível, a educação acadêmica, entre outras coisas”, afirmou. Para Jacquemin, Minas tem no CTE uma grande ferramenta. “Estivemos aqui em agosto de 2013 e, se voltamos, é porque temos consciência da excelente estrutura que o esporte mineiro tem à disposição”, afirmou.

O intermédio da Setes possibilitou a visita da comitiva francesa a Minas Gerais. “A Setes participa como incentivadora do intercâmbio através do CTE da UFMG e colaboradora da efetivação dessa parceria que visa à promoção da intersetorialidade das ações voltadas para a promoção do esporte no Estado”, comentou o secretário Rogério Romero.

Nesta quarta-feira (28/05), a comitiva francesa visita o Centro Esportivo da PUC Minas e o Pampulha Iate Clube, também com o objetivo de conhecer os demais equipamentos esportivos de Belo Horizonte.

O Instituto Nacional do Esporte e Aprimoramento da Performance da França foi criado em 2009 pelo governo francês. Ele é uma entidade esportiva de alto rendimento, credenciado a centros olímpicos franceses e ligado às escolas públicas. Em suas instalações são praticados atletismo, badminton, basquete, boxe, canoagem, ciclismo em pista, esgrima, esportes de inverno, ginástica, hockey, judô, levantamento de peso, luta olímpica, natação, nado sincronizado, pentatlo moderno, remo, salto ornamental, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo e tiro com arco.

O principal objetivo é treinar e preparar os atletas em conjunto com as federações locais e em conformidade com o projeto da busca da excelência desportiva, uma receita de sucesso que já rendeu muitos frutos. Graças a sua mega estrutura, o Insep é considerado um dos maiores e melhores centros olímpicos da Europa.

Ele é a casa da grande maioria dos esportes olímpicos da França e conta com um excelente hotel, um hospital completo que realiza cirurgias ortopédicas, um centro de imagem com ressonância magnética, laboratórios de biomecânica completos, um centro de reabilitação padrão ouro, escola fundamental com formação em esportes e uma Universidade com mestrado e doutorado.

Matéria: Renata Silva/Setes MG

 

Tags:  

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>