Inauguração do ginásio da Escola de Educação Física

Publicado em 07/12/2007, aqui

A solenidade que marcou, na tarde de hoje, a inauguração do Ginásio que abrigará o Núcleo de Esportes de Base e o Centro de Treinamento de Ginástica Artística, realizada na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, destacou também os 10 anos de funcionamento do Centro de Excelência Esportiva (Cenespe), vinculado à unidade.

Estiveram presentes, entre outros, representantes de confederações esportivas, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Compuseram a mesa o reitor Ronaldo Tadêu Pena, o diretor da Escola de Educação Física, professor Rodolfo Novelino Benda, o coordenador técnico-científico do Cenesp, professor Dietmar Martin Samulski, e o secretário-adjunto de Esportes de Minas Gerais, Rogério Aoki Romero.

Em seu discurso, o reitor parabenizou o Cenesp pelo 10º aniversário e pelas novas dependências, e disse que o crescimento da UFMG se deve ao fato de a instituição crescer junto com suas unidades. A inauguração teve prosseguimento com o descerramento das placas pelos professores Ronaldo Pena e Terezinha Ribeiro Bonfim, e pelo secretário Rogério Romero. As equipes de Ginástica Artística e Olímpica fizeram uma exibição que arrancou aplausos dos convidados. Confira alguns momentos da festa, registrados pelo fotógrafo Foca Lisboa.

UFMG - inauguração ginástica

A programação prosseguiu nas instalações do Núcleo de Esportes de Base – Levantamento de Peso, Tae-kwon-do e Esgrima. O descerramento das placas comemorativas foi feito pelo reitor e por David Monteiro, presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, juntamente com Mestre Lin, presidente da Federação Mineira de Tae-kwon-do.

História
Fundado em 1997, o Centro de Excelência Esportiva está ligado a grandes conquistas brasileiras no esporte. Passaram pelo local medalhistas das equipes de judô e de tae-kwon-do dos Jogos Pan-americanos de 2007, do Rio de Janeiro. O Cenesp é um dos 14 núcleos de excelência espalhados pelo Brasil, e é um dos mais antigos.

O Centro tem como função detectar e promover talentos esportivos, avaliar e dar suporte científico para as comissões técnicas e atletas de seleções. Em contrapartida, ele utiliza as informações para desenvolver pesquisas e gerar novos conhecimentos. O Cenesp tem seis laboratórios, com equipe de 15 professores doutores, que coordenam as atividades de 40 alunos de mestrado. “Grande parte das nossas pesquisas tem como finalidade melhorar o sistema de treinamento esportivo”, destaca o coordenador técnico-científico do Cenesp, Dietmar Martin Samulski.

Núcleos de Base
Os Núcleos de Esporte de Base funcionarão em ginásio de dois andares construído especificamente para oferecer ambiente adequado para a prática e a pesquisa acadêmica em três modalidades olímpicas: tae-kwon-do, esgrima e levantamento de peso.

Erguido com recursos do Ministério dos Esportes, o ginásio terá duas pistas de esgrima, cinco plataformas para levantamento de peso, espaço oficial de lutas de tae-kwon-do (com dimensões de 14mx14m), dois vestiários, depósito e três salas de aula. Não está previsto, porém, ambiente para exibição pública dos treinos e disputas.

O novo Centro de Treinamento de Ginástica terá equipamentos de última geração para preparação e competições oficiais na área. O espaço, que funcionará nas instalações da Escola de Educação Física, Fisioterapia e terapia Ocupacional, foi montado em parceria com a Federação Mineira de Ginástica.

 

 

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>