Setes mobiliza interessados no hóquei para receber delegação britânica e desenvolver modalidade em Minas

Publicado em 27/02/2014, aqui

reuniao_hoquei

Interessados no desenvolvimento do hóquei em Minas Gerais participaram de uma reunião promovida pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes) sobre parcerias e infraestrutura adequada para prática da modalidade no estado, na manhã desta quinta-feira (27). A iniciativa é fruto da confirmação de Minas Gerais como sede de treinamento da Associação Olimpíca Britânica para os Jogos Rio 2016. Dentre outros esportes, os britânicos pretendem trazer o hóquei sobre grama.

O secretário de Estado Adjunto de Turismo e Esportes, Rogério Romero, fala do desafio de apresentar um esporte ainda pouco difundido no estado, sem federação ou associação, o que dificulta o processo.

“Trata-se de uma corrida contra o tempo, pois temos que mobilizar e sensibilizar profissionais e parceiros e estudar um espaço para a construção do campo, que deve ser específico para a prática do esporte, atendendo às necessidades técnicas da delegação Britânica”, informou o secretário.

O ex-jogador argentino Eduardo Righi, hoje treinador e coordenador do torneio intercolegial indoor no estado do Rio de Janeiro, destacou o privilégio do estado nesse contexto. “Minas Gerais tem uma mina de ouro nas mãos. É preciso aproveitar esse momento para fomentar o esporte no estado. Isso é muito bom e estou disposto a contribuir”, adiantou. Como técnico da Seleção Brasileira Masculina de Hóquei na década passada, Righi garantiu ao país o 5º lugar no Pan Americano de 2002, em Maryland , no Estados Unidos – a melhor colocação na história da equipe.

Segundo o Comitê Organizador das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016™, não há hoje no Brasil centros de treinamento que atendam aos padrões estabelecidos para o treinamento oficial da modalidade Olimpíca do Hóquei sobre grama. Minas Gerais quer se tornar referência na modalidade, construindo um espaço para receber os britânicos e fortalecendo o esporte ao disseminar nas escolas mineiras a prática esportiva.

Matéria: Aline Pereira/Setes MG

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>