Mais medalha na Maratona Aquática

A modalidade é recente, mas antes mesmo de se tornar olímpica, já trazia muita atenção (e dinheiro), pelo seu visual, sua democracia e sua premiação. Agora as Maratona Aquáticas querem ter o mesmo sucesso do seu irmão das ruas. Difícil missão, uma vez que correr é extremamente natural e também os riscos de uma prova (embora também existam) são menores e mais fáceis de controlar.

Em Guadalajara, aliás, Puerto Vallarta, saiu mais uma medalha para a natação brasileira. Veio com o repeteco da prata do Rio-2007 de Poliana Okimoto. A argentina Cecilia Biagioli, que competiu no Centro Aquático Scotiabank também, dominou e venceu com certa tranquilidade. Ambas já tem a vaga olímpica. Ana Marcela Cunha, campeã mundial dos 25km, ficou em 5a. na distância olímpica de 10km, mas chegou a ser anunciada como vice-campeã. Nada de anormal: mais um erro de cronometragem

Poliana: no pulso, o chip que não funcionou. Foto: Satiro Sodré

Por conta do calor da água, os americanos até anunciaram um boicote, mas acabaram competindo. Não sem razão. A temperatura da água foi uma das justificativas da morte do americano Francis Crippen (exatamente neste mesmo dia em 2010) durante a Copa do Mundo de Dubai. A temperatura estava em 31 graus e o regulamento permitia a prova nas água mexicanas.

No masculino, praticamente todos os primeiros colocados foram ao Mundial de Xangai, e as colocações seguiram um pouco a lógica de lá. Destaques para a Argentina, com o bronze de Guillermo Bertola, e para a disputa pelo ouro, que acabou com a vitória do canadense Richard Weinberger em cima do americano Arthur Frayler, por apenas 3 décimos em quase 2 horas de prova. Frayler, 17, é treinado pelo mesmo técnico de Crippen e saiu ainda com o ouro nos 1500m. Os brasileiros Allan Carmos e Samuel de Bona ficaram em 7o. e 12o, respectivamente.


Este texto foi originalmente publicado no site do iG (colunistas.ig.com.br/rogerioromero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Categorias