Belo Horizonte poderá ganhar a subsede das Olimpíadas 2016

Publicado em 06/08/2008, aqui

rogerio-romero-d-recebe-comissao-do-comite-olimpico-brasileiro_g_g_box

ELO HORIZONTE (06/08/08) – A capital mineira sediará jogos de futebol das Olimpíadas 2016, caso o Rio de Janeiro venha a ser escolhido como cidade-sede do evento. A inclusão da capital mineira na proposta que será enviada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), em fevereiro de 2009, foi comunicada ao secretário-adjunto de Esportes e da Juventude, Rogério Romero, nessa terça-feira (5), em Belo Horizonte. O comunicado foi feito pelo gerente-geral de Relações Institucionais do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Fábio Starling, em reunião na Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej).

“O Comitê Olímpico Brasileiro verificou o que as cidades brasileiras já oferecem em termos de infra-estrutura e o que pretendem realizar para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, de forma a comprovar se elas atendem às exigências do Comitê Olímpico Internacional”, explicou o gerente-geral. Ele revelou que , além de Belo Horizonte, já está certa a indicação ao COI de Brasília, Salvador e São Paulo.

O Rio de Janeiro é oficialmente candidato a sediar as Olimpíadas 2016. Fábio Starling afirmou que o encontro com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte já foi uma reunião de trabalho, já que o Comitê Olímpico Brasileiro e a Comissão de Candidatura Rio 2016 apresentaram ao COI, em Lausanne, na Suiça, garantias que superaram as exigências apresentadas.

Eventos internacionais

“Essa é mais uma ação decorrente da política de governo de criação das condições necessárias para o recebimento de disputas internacionais de modalidades esportivas diversas”, explicou o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, lembrando que Minas Gerais já sediou competições internacionais de futebol, vôlei, tênis, natação e judô.

Gustavo Corrêa enumerou alguns torneios e jogos internacionais já realizados em Minas Gerais. “Em 2003, sediamos o Troféu Brasil de Judô. No ano seguinte, fomos sede do jogo Brasil e Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, o que se repetiu este ano, pelas eliminatórias da Copa 2010. Em 2006, recebemos também a Seletiva Nacional de Judô. Em 2005, Minas Gerais recebeu os atletas para a etapa final da Copa do Mundo de Natação, o que se repetiu em 2006 e 2007, ano em que também sediamos pela primeira vez a Etapa Brasil da Copa do Mundo de Judô”, explicou o secretário.

Gustavo Corrêa informou que a etapa brasileira das Copas do Mundo de Judô de 2009 também será realizada em Belo Horizonte, como foi a etapa deste ano. Ele lembrou ainda que Minas Gerais foi sede, no ano passado, do jogo entre Brasil e Canadá, válido pela Liga Mundial de Vôlei e, em 2006, da partida entre Brasil e Suécia, válida pelo play off do grupo mundial da Copa Davis e do Aberto de Tênis de Mesa.

Presenças

Representando o Comitê Olímpico Brasileiro, participaram da reunião Fábio Starling, o diretor de Serviços dos Jogos, Ricardo Trade, e o consultor jurídico Rafael Lima. O Estado de Minas Gerais foi representado por Rogério Romero, João Victor Silveira Rezende, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Inês Regina Ribeiro Soares, da Secretaria de Estado da Fazenda, e Fernando Rolla, da Auditoria- Geral do Estado. Sidney Jairo Zabeu e Paulo Roberto Prestes (SMAES), Rodrigo Perpétuo (SMARI), Izabel Dias (SMPL), Mauro Rubens Silva Soares e Marco Aurélio Penzin (Belotur), Kátia Kauark Leite (BHTRANS) representaram a administração de Belo Horizonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Categorias