E o padrão COI?

Sei. O momento é das manifestações. Já caiu a PEC 37 (será que todos que protestaram contra, sabiam mais que: vai tirar o poder de investigação do MP?). Vão votar 100% para a Educação. Será que diminui o número de Ministérios?

Enfim, o povo deu as caras e a consequência foi uma acelerada nas SUAS prioridades.

Quem se deu mal nesta história toda? Bem, primeiro, o óbvio, a FIFA. O que era para ser uma festa, virou isso. Se esta Copa já foi assim, imaginem na Copa de verdade…

Mas a imagem do Brasil, num primeiro momento, também sai queimada. Alguns dos “legados” propagados, talvez nunca se concretizem, e a culpa agora é de ninguém mais senão das manifestações. Elas assustaram as pessoas, possíveis turistas? Sim. Enviaram imagens da parte agressiva das manifestações para fora? Sim. Talvez as prioridades baseadas na Copa vão ser revisadas? Sim.

E é aí que entra o padrão COI. Tal qual a FIFA, o Comitê Olímpico Internacional é uma grande empresa, cujo maior produto são os Jogos Olímpicos de Verão. Tal qual a Copa, o Brasil pediu para sediar as Olimpíadas e assinou um pesado caderno de encargos para tal. Não tão descarado quanto a FIFA, o COI também procura os mercados emergentes para seus grandes eventos. E tal qual o que está acontecendo agora, existe a real possibilidade de daqui a 3 anos vermos algo semelhante no Rio.

clock_new

Relógio recém inaugurado na sede do COI. Faltam mais de mil e cem dias (ou apenas?). Foto: divulgação

O que pode amenizar esta possibilidade são as mudanças neste meio tempo. De um lado, uma nova agenda política que esteja alinhada com os reais anseios da população; do outro, uma rigorosa transparência na condução dos projetos Rio 2016. Já é transparente? Torne-a límpida. Cristalina. De tal forma que até minha filha de 7 anos entenda o que está sendo feito e porque. Preferencialmente a de 4 também.

Sediar as Olimpíadas é uma grande oportunidade? Tenho convicção que sim. Mas junto com isso, vem as responsabilidades – e elas não são pequenas. Se a tendência do ambiente for para melhorar, acredito que teremos uma grata surpresa. Melhor ainda se sairmos com diversas medalhas, mas isto já é uma outra história…

 

Tags:  

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.