Ministério do Esporte recebe secretarias municipais e estaduais em Brasília

publicado em 19/05/14, aqui

cie

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, e o diretor de Esporte de Base e de Alto Rendimento, André Arantes, receberam nesta segunda-feira (19.05), no Ministério do Esporte, em Brasília, representantes de 16 secretarias de esporte estaduais e municipais.

 O encontro representou a primeira etapa de um processo que tem como objetivo fortalecer algumas ações da pasta, entre elas o programa Atleta na Escola e o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), junto às secretarias de Esporte de diversos estados e municípios. Em sua apresentação, Ricardo Leyser aproveitou a ocasião para reforçar os legados e avanços do esporte brasileiro desde que o país foi escolhido, em 2009, como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
“É uma primeira reunião, principalmente de troca de experiências. Nós estamos contando o que foi feito nos municípios e isso dá as ideias para que outros municípios e estados façam igual. Estamos mostrando algumas boas iniciativas e compartilhando entre todos para dar uma orientação geral de como proceder”, explicou Leyser.
Durante a apresentação, o secretário exaltou a importância do momento esportivo favorável que vive o país — sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016. Para ele, é crucial “aproveitar uma oportunidade histórica” para, no futuro, tirar o máximo de proveito da estrutura de ponta que o país terá à disposição.
“Estamos orientando a montagem das parcerias com essas secretarias e principalmente associando o investimento de infraestrutura ao investimento em programas, para que todas essas estruturas que estão sendo construídas tenham uma lógica de funcionamento e atendam realmente uma parcela grande da nossa população esportiva”, acrescentou Ricardo Leyser.
Responsável por apresentar o programa Atleta na Escola para as secretarias municipais e estaduais presentes ao encontro, André Arantes ressaltou a importância do esporte no âmbito escolar para a descoberta de novos talentos e detalhou o plano de ação do programa.
“O Atleta na Escola prevê duas ações: uma de Jogos Escolares, com quatro fases (escolar, municipal, estadual e nacional) e outra com os núcleos do esporte de base, que desenvolverão os talentos que vão aparecer nessas competições. Para ser estruturada, a base tem que ter início na escola”, explicou o diretor de Esporte de Base e de Alto Rendimento do ministério.
Secretário municipal de Indaiatuba (SP) e presidente da Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer, Humberto Panzetti esteve na reunião e comentou a importância das escolas no processo de descobrimento de novos atletas.
“A escola tem que passar a ser o primeiro contato dos jovens com o esporte, seja na área educacional, no caráter de participação ou no alto rendimento. É lá que temos que descobrir o talento. Esse momento é importante porque a gente define uma política clara, principalmente no que diz respeito à política pública da área educacional e esportiva.”
Rogério Romero, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais, destacou o momento como chave para a interação entre o ministério e as secretarias. “A perspectiva é muito promissora com os dois grandes eventos batendo à porta, tanto a Copa do Mundo quanto os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O Ministério do Esporte abre este espaço para as secretarias e isso vai otimizar os recursos que estão sendo colocados dentro do esporte”, previu Romero.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>