Anápolis x Barcelona

Hoje saíram alguns números da natação.

Enquanto a FINA comemora os recordes atingidos com as inscrições do Mundial de Barcelona (2.293 atletas de 181 países!), a CBDA deve estar preocupada com os do Campeonato Interfederativo Júnior de Anápolis. A tradicional competição da cidade goiana teve o inexpressivo número de 165 atletas de apenas 12 estados.

DSC_0645.v1374172374

B, mostrando o ABC de como promover um evento para A.

O que será que aconteceu para a competição que atraiu Cesar Cielo, Henrique Rodrigues e Felipe Lima (apenas para ficar em alguns nomes olímpicos) perder o seu brilho? Crise financeira com outras alternativas mais baratas? Dificuldade de chegar numa cidade do interior? Falta de perspectiva para quem participa? Todas as anteriores?

Mas então devemos ter competições apenas nas capitais? E do Sudeste, onde a concentração de atletas é maior?

Gosto da estratégia de tentar interiorizar, afinal um evento como este em São Paulo provavelmente não teria nenhuma nota na imprensa local, ao contrário do que acontece no interior. Além disso, acredito que isso ajuda a impulsionar a natação, levando grandes nomes ou mesmo sendo palco para novas estrelas.

De qualquer maneira, os números devem ser discutidos, analisados, para tentar manter as cada vez mais raras competições de natação de porte fora do eixo RJ x SP x BH x BSB.

tutu

Afinal, o que será de outra tradicional competição, o Chico Piscina, em Mococa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Categorias