Troféu Julio de Lamare: Junior 1 x Junior 2

Ao ler a matéria dos principais resultados do primeiro dia do Troféu Julio de Lamare que acabou hoje,  percebi algo estranho: haviam muitas provas em que os atletas que ganharam o junior 1 eram melhores que os do junior 2.

bras-jr-2013-julio-delamare-2

Natalia: primeira desde Joanna (2004) a bater recorde continental na competição.

OK, Natalia de Luccas é um pouco fora da curva, pois depois estabeleceu o único recorde sul-americano da competição nos 200m costas, além das mulheres terem uma maturação mais cedo. Mas o que realmente impressionou foi que teve uma prova individual e o revezamento masculino… No final daquele primeiro dia, o placar marcava 3×3 entre as faixas etárias. Seria uma tendência?

No segundo dia, covardia. Nas provas individuais nosso junior 1 venceu 6, contra apenas 2 (6×4 com os revezamentos). Na terceira etapa, o placar reverteu: 3×5 (3×6 com os revezamentos) e hoje ficou, no meu entendimento, num normal 1×5 (1×7).

No final das contas os mais velhos e experientes conseguiram resultados mais fortes, mas fica aqui o alerta de que algo estranho pode estar acontecendo. Teorias? Comente aí.

 

 

6 thoughts on “Troféu Julio de Lamare: Junior 1 x Junior 2

  • Guto Dassan

    Rogério, sou pai de atleta junior I. Esta geração nascida em 1996 é muito forte, desde petiz!!! Tem, no mínimo, uma dezena de atletas desta geração que competem juntos há anos. Se fizer uma análise, vai ver quantos recordes estes atletas conquistaram nestes anos. Alguns estarão no Rio em 2016. MUITOS estarão nas Olimpíadas de 2020.

    Responder
    • Rogério Romero

      Ok Guto! Acredito em você. Assim como nos vinhos, temos “safras” de nadadores que vão puxando os limites de cada um. Bom para nossa natação.

      Responder
  • Renato

    Apenas um detalhe, desses nadadores junior 1, muitos deles nasceram no inicio do ano e a diferença para muitos que são junior 2 primeiro ano e muito pequena, vão de dias até alguns meses, se for levar em conta a diferença não chega a 6 meses, poderiam muito bem competir na mesma categoria, sem contar que muitos do junior 2 serão polido apenas para o open

    Responder
    • Rogério Romero

      Oi Renato, obrigado pelo comentário. Vamos perceber se o pessoal junior 2 realmente não poliu em poucos dias.

      Responder
  • João Bosco

    A maioria dos atletas do Junior 2 nadaram pesado e vão polir para o Open, do Junior 1 são poucos que nadam o Open, e o Julio Delamare é a principal competição. Tem que comparar o ranking brasileiro junior 1 x 2 ao final do ano, para tirar a prova.

    Responder
    • Rogério Romero

      Certo João Bosco, sua opinião segue a dos outros comentários. Achei curioso, mas com o Open valendo como seletiva para tantos campeonatos (4 no total), com certeza os que tem alguma chance se prepararam para ele.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Categorias