Laureus: o politicamente correto

Acompanhei com curiosidade quase toda a premiação do Laureus deste ano.

Primeiro, porque estava sendo no Rio e, como disse alguém, a temperatura olímpica aumentou, com diversas personalidades do esporte mundial passando pela cidade.Impressionante ver um penta-campeão (!!!) olímpico passar pelo Brasil. Apenas a presença deles já inspira muita gente.

Segundo, porque torcia por Phelps, gostaria de ver mais nadadores na galeria dos melhores do esporte, acompanhando tenistas e corredores.

laureusphelps2mauropimentelterra

Phelps: após 4 tentativas, sai com o seu. Aqui com a sombra de Clark Kent. (crédito Terra)

Terceiro, para ver um grande evento sendo realizado no centro do Rio, com todas as obras em andamento e após um dia complicado de chuvas (não, não estava torcendo para dar tudo errado, mas sim pelo sucesso que foi. Assim mesmo, e se…).

Teve brasileiro sendo condecorado, Europa em crise sendo agraciada com o golfe, Phelps levando um prêmio (meio consolação, mas vá lá), os britânicos levando 3 por terem sediado brilhantemente os Jogos Olímpicos e um dominicano (OK, nascido em Nova Iorque) para dar uma graça cosmopolita. E teve bossa nova, capoeira e samba. E também a imprensa local supervalorizando os ídolos futebolísticos em detrimento dos demais (que decepção deve ter sido ver Andy Murray ganhar).

Sim, pelo conjunto, acredito que esta Academia foi justa e faz um trabalho muito interessante de valorização do esporte. Mas, mesmo com ícones do   esporte mundial, lança mão de estrelas hollywoodianas e globais para abrilhantar o show. Vamos respeitar o extraordinário poder do esporte saindo da voz de Morgan Freeman parece ter outro impacto.

IMG_1697[1]

Levei o meu Brasil Olímpico pelo bi no Pan.

E este tipo de premiação é muito importante para a divulgação do esporte em si. No Brasil, temos o Prêmio Brasil Olímpico, iniciativa bacana do COB. A natação americana também tem sua festa de gala anualmente, com o nome de Golden Goggle (nada a ver com o milionário mecanismo de busca, são os óculos de natação dourados).

Bom dia com a Rainha, de Frederico Mercúrio, Brian Maio, Rogério Alfaiate e João Padre:

 

 

One comment to Laureus: o politicamente correto

  • .: Rogério Romero :.  says:

    […] justos, Phelps recebeu ano passado, mas foi mais pelo conjunto da obra, e não como atleta do ano. Também para atletas da natação […]

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>