Com participação de Ana Moser, JF sedia Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte

Publicado em 05/03/2021, aqui

A partir da próxima quarta-feira (10) e até o dia 13 de março é realizado o 11º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (CBGE), estritamente on-line por conta da pandemia de Covid-19. O evento irá contar com a participação de especialistas com diferentes discussões e possui como objetivo principal capacitar profissionais de diversas áreas envolvidas com o meio desportivo, tendo como base conhecimento científico e as mais recentes pesquisas, trazendo ferramentas possíveis para o setor, além de criar um ambiente de possibilidades para os gestores. A organização é realizada pela UFJF, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp) e com a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora.

Além da gestão do esporte propriamente dita, tema central dos encontros, há palestras e mesas redondas programadas com motes como Tendências em Gestão e Indústria do Fitness, Tecnologia e Inovação no Esporte, Desafios da Gestão do Esporte Pós Covid-19, entre outros.

Entre as presenças mais populares confirmadas está a da ex-atleta de vôlei e medalhista olímpica Ana Moser, como destacou o presidente do 11º CBGE e professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, Heglison Toledo. “Ela está confirmada em uma mesa redonda sobre os desafios durante a pandemia, assim como a Izabel Miranda, coordenadora científica do Flamengo, além do Rogério Romero (gerente de esportes) do Minas Tênis Clube, e o secretário de Esporte e Lazer de JF, Marcelo Matta. Teremos palestras com professores internacionais, além de apresentação de trabalhos de forma on-line, tanto no formato oral quanto no pôster. Será uma programação bem interessante, diversa e dinâmica por ser on-line, pra que não seja massivo.”

Ana Moser é uma das maiores atacantes que o voleibol brasileiro feminino já teve (Foto: Divulgação)

Como participar

O evento começa às 14h da quarta-feira (10) com o 1º Encontro de Empresas Júnior de Educação Física e Esporte. Para conhecer a programação completa do CBGE, basta acessar o site. Todas as ações serão transmitidas pelo YouTube da Abragesp de forma gratuita. Se o profissional quiser receber um certificado, no entanto, há necessidade da inscrição por meio do site do evento, com o custo de R$ 30.

“A ideia principal do Congresso é transmitir para as pessoas, não só estudantes, mas também professores e outros profissionais de diversos setores como Educação Física, Administração, Medicina, Fisioterapia, Economia e outros que também militam no cenário esportivo. Buscamos levar as principais e mais recentes pesquisas na área da gestão para capacitar as pessoas em relação à temática, tendo em vista que a gestão do esporte é um motor para os projetos esportivos em nível municipal, estadual e nacional”, reitera Toledo.

Oportunidade diante da carência em JF e região

O CBGE acontece há 11 anos e, para muitos especialistas, é o evento mais importante na área de gestão do esporte no Brasil. A edição juiz-forana estava inicialmente programada para ocorrer em 2020, de forma presencial, como nos eventos anteriores. Contudo, sem o fim da pandemia, a decisão de levar o evento ao público de forma remota foi necessária. Ainda assim, trazer a organização para Juiz de Fora é, para o professor Toledo, um fato de extrema importância sobretudo diante do cenário da gestão esportiva vivido há anos no município.

“Fui na edição de 2018 do Congresso em Fortaleza e coloquei a Faefid à disposição pra sediar o evento, em comum acordo com o professor Jeferson Vianna (diretor da Faefid). O objetivo era trazer essa iniciativa de tamanha importância para nossa cidade e região, que são carentes na área, para compreender o esporte além de um fenômeno social, mas como um vetor econômico, gerador de riqueza. Que nossos clubes possam participar. Já teremos a participação e o apoio do Conselho Municipal de Deportos da Secretaria de Esporte e Lazer, obviamente da própria UFJF e Faefid, anfitriãs, e o apoio também do JF Vôlei, um projeto que sempre abraça essas questões científicas”, avalia Toledo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Arquivos

Categorias